22/10/2017
   26/10/2017
   27/10/2017

22/10/2015
› Secretaria Municipal da Saúde orienta alunos da rede estadual através do programa saúde na escola

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ORIENTA ALUNOS DA REDE ESTADUAL ATRAVÉS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Os adolescentes têm dúvidas e questionamentos sobre esses assuntos que necessitam ser respondidos de maneira franca e simples.

A educação sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), incluindo a AIDS, para adolescentes, deve ser iniciada a partir do que eles conhecem, ouvem, têm visto e do que pensam que sabem sobre o assunto.

Ao invés de esperar que eles aprendam tudo o que achamos que eles precisam saber, podemos ensiná-los a refletir sobre as informações que já receberam, aprender a manejá-las e tomar decisões seguras para suas vidas.

Os adolescentes devem ter consciência de sua responsabilidade para consigo e para com os outros. Uma dessas responsabilidades é compreender a natureza e as causas das DST e da AIDS, e proteger-se a si e aos outros dos riscos de infecção.

O HIV e as DST são transmitidos, principalmente, por meio da relação sexual sem proteção. Por essa razão, os adolescentes precisam aprender sobre AIDS no início da adolescência, quando estão tomando consciência da sua sexualidade. Outro tema a ressaltar é a gravidez precoce, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai e as famílias de ambos também passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.

Com objetivo de orientar os adolescentes, no dia 07/10/2015 a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Escola Estadual João Vieira de Mello, através do Programa Saúde na Escola, realizou atividades abordando os seguintes temas: DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), AIDS e Gravidez na Adolescência.

As atividades foram realizadas no período da manhã e tarde, onde profissionais de Enfermagem e Psicologia falaram detalhadamente sobre a prevenção das DSTS, AIDS e Gravidez na Adolescência. Os adolescentes esclareceram muitas dúvidas sobre os temas trabalhados e sobre vídeos que relatam bem essa realidade.

Endereço Praça: Alaor Garcia Brabo, S/N°
Atendimento de segunda a sexta, das 07:00 às 17:00 horas.